Conhecendo a Palenca: quem nós somos e o que fazemos?

A Palenca é a startup que está construindo a primeira API de emprego da América Latina. Nós queremos permitir que qualquer empresa possa verificar os dados de trabalho e renda de seus clientes e parceiros. Por exemplo: com a Palenca, uma locadora de motos poderia validar os ganhos semanais de um entregador, que por sua vez poderia se beneficiar de taxas melhores e mais justas ao compartilhar com segurança suas informações diretamente do iFood ou Rappi.

Nossos co-fundadores, Pepe e Pierre, saíram da Uber para fundar a Vech, uma empresa que fornecia crédito a motoristas e entregadores da Uber e Uber Eats. Eles rapidamente perceberam que precisavam de uma ferramenta para verificar os dados de recebimento dos clientes para definir se e quanto eles poderiam emprestar para cada motorista. Nesse contexto, eles acabaram criando integrações para as plataformas da Uber, Rappi e Didi. Dessa forma os clientes puderam, de maneira simples e totalmente segura, compartilhar as informações de emprego e renda com a Vech, sem a necessidade de complexas análises de extratos bancários ou de screenshots fraudulentos. Nós fomos os primeiros usuários desse produto e, ele funcionou tão bem, que decidimos pivotar e comercializar essa ferramenta, criando a Palenca em 2021.

Nós fomos parte da YCombinator’s S21 levantando um Seed Round de U$ 2.6mm e, na sequência, mais uma extensão de U$ 1.0mm de investidores como a própria YCombinator, Gilgamesh Ventures, Foundation Capital além de anjos que fundaram outras renomadas fintechs na América Latina. Possuímos operações no México, Colômbia, Chile, Argentina, Peru e agora Brasil - com nossa sede sendo baseada na Cidade do México.

Nossa missão é cobrir os mais de 300 milhões de trabalhadores na América Latina através de uma única API. E agora, estamos direcionando nossos esforços para o Brasil, o maior e mais disruptivo ecossistema de fintech da América Latina. Abaixo, vamos aprofundar um pouco mais os motivos para desembarcarmos no país do carnaval.

Por que Brasil?


Nosso Produto:

O primeiro produto da Palenca foi uma API para integrações com plataformas de transporte e delivery: Uber, Rappi, e, posteriormente, 99, iFood, Cornershop e inDriver. Com nossa tecnologia, os motoristas e entregadores de qualquer uma dessas plataformas podem facilmente compartilhar seus dados financeiros e operacionais de emprego durante a contratação de serviços financeiros. A melhor parte sobre essas integrações é que elas funcionam em qualquer país em que a plataforma opere. Foi assim que nós conseguimos apoiar nossos clientes em toda América Latina tão rapidamente.

Este é o principal produto que estamos focando no Brasil e queremos ser a ferramenta de escolha de todas as empresas que oferecem serviços financeiros para a Gig Economy no Brasil.


Tamanho do Mercado:

De acordo com as últimas estimativas, feitas no final de 2022 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), no Brasil mais de 1.7 milhão de pessoas atuam como motoristas ou entregadores de aplicativos. Se olharmos mais a fundo aos dados específicos, eles ficam ainda mais interessantes.

Vamos começar pelos motoristas. A Latinometrics postou no Twitter o detalhamento da dura competição entre Uber e 99 pelo market share de Ride Hailing na América Latina, mais especificamente no Brasil - um mercado tão grande que, na Uber, só perde para o próprio mercado dos Estados Unidos!


Para a frente de delivery, olhando para dados da pesquisa 2022 Latam’s Digital Transformation Report publicada pelo fundo Atlantico, foi destacado o crescimento do Gross Merchandise Value, ou GMV, do negócio de delivery do iFood, a plataforma líder no Brasil, nos anos pós-pandemia.

O resumo da ópera é que a Gig Economy no Brasil é enorme, competitiva e vem crescendo - tanto para transporte quanto para delivery. À medida que mais pessoas ganham a vida ou ganham renda extra com esses aplicativos, todo um mercado adjacente cresce em torno dessa economia: motoristas precisarão alugar ou comprar carros para dirigir; os entregadores também terão que acessar produtos de aluguel, leasing e empréstimo de motocicletas que usarão para trabalhar todos os dias; e toda a classe de gig workers poderá utilizar sua renda nas plataformas para buscar todos os tipos de serviços financeiros (empréstimos, seguros, cartões de crédito, PFMs, etc).

A Palenca não tem nenhuma intenção de ofertar qualquer um desses serviços financeiros, mas nós queremos ser um player importante desse mercado através da democratização do acesso aos dados dos consumidores. Com a Palenca, qualquer companhia que queira oferecer qualquer um desses serviços será capaz de, de maneira simples e segura, validar os dados de emprego e renda dos trabalhadores da Gig Economy. E para essa classe de autônomos, a Palenca permitirá um maior acesso a produtos e serviços financeiros, com ofertas melhores e mais justas.

Nossa tecnologia já tem a confiança de bancos como Neon, locadoras como Kovi e grandes plataformas como o Mercado Livre. Mas principalmente, mais de 600.000 trabalhadores já se conectaram com a Palenca para compartilhar seus dados. Estamos muito animados com esse nosso novo capítulo no Brasil e temos uma certeza - é só o começo.

Se você gostou do que está lendo, tem interesse em nosso produto ou apenas gostaria de bater um papo conosco, fique à vontade para nos contatar em um dos e-mails abaixo:

[email protected]

[email protected]